Tratamento Dentário

Clicar na fig. para aumentar

Tomografia Arcada Superior

ImgArcadaDentaria.png

Tomografia Dente 21

ImgDente.png

Dente atual

ImgDenteAtual.jpg

Local do dente

ImgLocalDente.jpg

Técnica utilizada - RAPG

A técnica da reconstrução alveolar proteticamente guiada (RAPG) é um método de preservação/regeneração do osso alveolar indicado para defeitos alveolares em que pelo menos uma parede óssea esteja ausente.

Biologicamente, a técnica de RAPG permite, após a exodontia, a eliminação da causa da infecção/inflamação e reorganização do periósteo na região do osso alveolar perdido.

A RAPG apresenta uma série de vantagens, como: preservação do osso alveolar pré-existente, através do não deslocamento do retalho vestibular; regeneração do osso alveolar perdido, sem o uso de enxertos ou de barreiras de membranas; e formação de novo osso no espaço deixado pela raiz dentária, através de um procedimento minimamente invasivo.

Para a realização da técnica, é preparada a prótese provisória fixa (que poderá ser adesiva) em um modelo de trabalho. A margem gengival do dente que será removido é demarcada com lapiseira com ponta de 0,5 mm. No modelo, o dente comprometido é removido e a área “subgengival” é escavada aproximadamente em 3 mm , preservando as margens gengivais do espaço previamente marcado com a lapiseira, criando um nicho cilíndrico. Então, o pôntico é feito preenchendo completamente a área subgengival escavada.

Posteriormente, uma concavidade de 1 mm de altura e profundidade é feita no milímetro subgengival intermediário, criando uma forma de ampulheta. Esta concavidade do pôntico, situada subgengivalmente, prevenirá a retração da margem gengival. Ao contrário, pônticos ovoides causarão retração da margem gengival e o fracasso do procedimento.