Aprendizagem

icloAprendizagem.jpg
Ciclo de aprendizagem individual

Espiral do conhecimento individual
    Aprendizagem da Complexidade:
  • Um conhecimento capaz de criticar o próprio conhecimento
  • Discernir as informações chave, tendo claros os princípios do conhecimento pertinente
  • Aprender a condição humana
  • Aprender a identidade terrena
  • Enfrentar as incertezas
  • Aprender a compreensão
  • A ética do género humano


Enfoques teóricos à aprendizagem e ao Ensino

ModTriadicoGowin.svg
Modelo triádico de Gowin (1981;Moreira,2006) adaptado

Aprendizagem significativa na visão humanista de Novak
ApredizagemSignificativaComputacional

Aprendizagem significativa (captação de significado)na visão computacional
<

Aprendizagem

Por que aprender a aprender ?

É fundamental para crescermos profissionalmente e pessoalmente. Com a aprendizagem você pode desenvolver novas habilidades, tomar boas decisões, superar seus medos e acima de tudo, ser uma pessoa melhor.


Aprendizagem O que é:

  • Discernimento ou entendimento.
  • Habilidade.


Fazendo a primeira pergunta: Como gostaria de aprender (estilo)?

  • Fazendo.
  • Projetando.
  • Partindo do concreto para o abstrato.(de baixo para cima)
  • De cima para baixo.
  • Visão geral (overview)
  • Partindo da solução.
  • Por dicas.
  • Passo a passo.
  • Por exemplos.
  • Por medo da pressão.
  • Decorando. Copiar colar
  • Habilidade.


Definições de aprendizagem

  • Processo pelo qual:
    (Adquirimos ou experimentamos) conhecimento, habilidades ou fazemos dissernimento.
  • Compreensão:
    Atividade mental que envolve pensamento, os quais, agrupa (estrutura e ordena) e relacionam idéias que faz sentido ao individuo.
  • Discernimento:
    Capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado e avaliar com bom senso e clareza.
  • Habilidade:
    Aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza.
    Ex.: Habilidade de aprendizagem:perguntar, escutar, avaliar, compartilhar, observar, relatar de a a b, aceitar ajuda, acompanhar/ controlar/monitorar.
  • A habilidade pode ser:
    Cognitiva, Motora, Profissional, Social.
  • Competência: é a junção de talento e habilidade.
  • Onde: fazer trabalhando (training in job) ou no ambiente de aprendizagem.
  • Quando: Estar disponivel a aprendizagem mas nem sempre ao ensinamento.
  • aprendizagem => desenvolvimento.
  • Resultado: conhecimento, habilidades e dissernimentos.
  • Recompensa : Aumentar competência, desenvolver competência em outras áreas de aptdão ou conhecimento.


Estilos

  • Ativista : desafio
  • Reflexivos: avaliação
  • Teóricos: diversidade e generalização.
  • Pragmático: aplicabilidadde.


Classificação das teorias

Gage (1972) (3 categorias)

Condicionamento
Modelagem
Cognitivo

Hayne W.Reese e Willis F. Overton (1970) (2 categorias)

Modelo mecanicista ou elemental
Modelo organísmico ou holistico

Hilgard e Bower (1996) (11 categorias)

Conexionismo de Thorndike
Condicionamento clássico de Pavlov
Condicionamento Contíguo dde Guthrie
Condicionamneto Operante de Skinner
Teoria Sistemática do comportamento de Hull
Behaviorismo intencional de Tlman
Teoria da Gestalt
Psicodinâmica de Freud
Funcionalismo
Toeoria da Aprendizagem Matematica
Modelos de Processamento da de Informação

McDonal (1964) (6 categorias)

Recapitulação (Hull)
Conexionismo (Thorndike)
Pragmatismo (Dewey)
Gestal e Teoria de campo (Ogden, Hartman, Lewin)
Psicologia Dinâmica (Freud)
Funcionalismo (Judd)

Taba (1962) (2 categorias)

Associacionismo ou teoria behavioristas
Teorias organísmicas, Gestalt e de campo

Kingsley e garry (1957) (2 categorias)

Associação ou estimulo-resposta (Thorndike, Guthrie e Hull)
Teoria de campo (Lewin, Tolman e os psicologos da Gestalt)

Familias de teorias (2 categorias)

Teorias behavioristas/conexionistas
Teorias cognitivas/ da Gestalt


Aprendizagem mecanica

  • Copiar
  • Memorizar
  • Reproduzir.


Aprendizagem significativa

  • Organização prévia
  • Captação de significados
  • Negociação de significados entre aprendiz e mediador
  • Progredir com continuidade e descontinuidade
  • Esquecimento e reaprendizado.
  • Consolidação.
  • Avaliação.


Principios facilitadores de uma prendizagem significativa

  • Conhecimento prévio: aprendemos a partir do que já sabemos
  • Perguntas ao invés de respostas(estimular o questionamento ao invés de dar respostas prontas
  • Diversidade de materiais: abandono do material único.
  • Aprendizagem pelo erro: é normal errar, aprende-se corrigindo o erro.
  • Aprendiz como recptor representador: o aprendiz reproduz tudo o que percebe.
  • Consistência semantica: o significado esta nas pessoas e não nas palavras.
  • Incerteza do conhecimento: o conhecimento humano é incerto, evolutivo.
  • Desaprendizagem: às vezes, o conhecimento prévio funciona como obstáculo epistemológico.
  • Conhecimento como linguagem: tudo que chamamos de conhecimeto é linguagem.
  • Diversidade de estratégias: abandono do quadro de giz.
  • Abando da narrativa: simplesmente narrar não estimula a compreensão.


Evolução das tecnologias de comunicação e modalidades educacionais


Evolução da Educação


Futuro da aprendizagem

ver entrevista aqui


Bibliografia

  • Oakley, Barbara . 2020. Aprender a aprender. Ed. Atena.

  • Mello, Cleyson de Moraes. Almeida Neto, José Rogério Moura. Petrillo, Regina Pentagna 2021. Educação 5.0. Ed. Freitas Bastos.
  • Moreira, Marco Antonio 2011. Teorias de Aprendizagem Ed. Gen/E.P.U.
  • Moreira, Marco Antonio 2012. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA?. SetaDireita.png
  • Moreira, Marco Antonio 2016. COMPORTAMENTALISMO, CONSTRUTIVISMO E HUMANISMO. SetaDireita.png

  • Mello, Cleyson de Moraes; Almeida Neto, José Rogério Moura; Petrillo, Regina Pentagna; 2021. EDUCAÇÃO 5.0. SetaDireita.png

  • Filatro, Andrea; 2021. DATA SCIENCE na EDUCAÇÃO presencial, a distaância e corporativa. 1a ed. Ed. Saraiva SetaDireita.png
  • Filatro, Andrea; Loreiro, Ana Claudia. 2021. NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO 5.0. 1a Ed. Ed.Artesanato Educacional SetaDireita.png
  • Filatro, Andrea. 2018. 1a Ed. COMO PREPARAR CONTEUDOS PARA EAD. 1a ed . Ed. Freitas Bastos SetaDireita.png